DESCRIÇÃO
A proposta da Iniciação Esportiva Universal tem como base o jogo, um importante recurso pedagógico. Por meio do jogo objetiva-se a condução de um processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento que permitirá ao praticante adquirir capacidades, habilidades e competências no contexto esportivo. Estas estão, por sua vez, subordinadas às estruturas temporal (quando ensinar), substantiva (o que ensinar) e metodológica (como ensinar). Por fim, destacamos o papel dos Jogos de Inteligência e Criatividade Tática, um recurso pedagógico poderoso para promover a interação entre componentes cognitivos e motores (aprendizagem tática e aprendizagem motora) dentro do modelo.
OBJETIVO
a) Apresentar uma proposta para iniciação aos Jogos Esportivos Coletivos; b) Discutir conteúdos táticos e motores inerentes aos diferentes Jogos Esportivos Coletivos; c) Levantar perspectivas práticas de aplicação da proposta da Iniciação Esportiva Universal para o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos.
PÚBLICO
Acadêmicos de Licenciatura em Educação Física · Acadêmicos de Bacharelado em Educação Física · Profissionais Bacharéis e Licenciados · Todos os profissionais interessados na iniciação dos esportes coletivos
classificação do curso
CARGA HORÁRIA
40 Horas