A INFÂNCIA ENTRA EM CAMPO: RISCOS E OPORTUNIDADES PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO FUTEBOL

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O direito de cada criança e de cada adolescente a praticar esporte e ao lazer está previsto na Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), na Constituição Federal do Brasil (1988) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Além de ser um direito, o esporte pode ser um fator decisivo para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes e oferecer condições fundamentais para o pleno desenvolvimento de meninos e meninas que o praticam, podendo contribuir também para mudanças de comportamentos sociais.

O esporte – e particularmente o futebol – é uma paixão que mobiliza milhões de pessoas no Brasil. O país tem feito esforços para a promoção de políticas públicas voltadas ao avanço dos esportes de alto desempenho/rendimento, especialmente aqueles incluídos no Programa Olímpico.

OFICINA DE DOCÊNCIA DE FUTEBOL

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Percebemos, ao longo dos últimos três módulos nos quais vimos atuando como professor da Oficina de Docência de Futebol do Curso Pró-Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo, acentuada dificuldade dos alunos-professores em elaborar os Planos de Trabalho que devem orientar suas práticas pedagógicas nos contextos onde atuam. Notoriamente, a mais aguda dificuldade localiza-se no momento em que os alunos-professores necessitam enfrentar a questão “Por que ensinar futebol na disciplina EF?”. Consideramos a reflexão sobre tal indagação como a base teórico-prática para a sistematização de um conteúdo a ser ensinado na escola. Como nos lembram Gonzáles e Bracht (2012, p. 10), “Responder a essa pergunta é fundamental porque é dessa resposta que depende em grande parte, o que e como nós vamos ensinar o esporte nas aulas de Educação Física”.

O QUE SABEMOS SOBRE FUTEBOL

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A presente obra sobre o Futebol editada pela EDUFRN, a qual tenho a honra e o privilégio de prefaciar, nos permite ter acesso à intimidade cognitiva do esporte praticado com os membros inferiores, tronco e cabeça, o Futebol.

O professor de Educação Física Dr. João Roberto Liparotti, colega e amigo pessoal, futebolista e torcedor ferrenho do alviverde paranaense (o Coxa), apaixonado pelo Nordeste e em especial pelo Rio Grande do Norte, nos mostra de forma simples e lúdica, embora nas entrelinhas, que uma modalidade esportiva como o Futebol não pode e não deve ser tratada, apenas, sob a ótica motora.

O futebol é, nos dias atuais, uma ciência em desenvolvimento. Seu praticante, principalmente nos anos de vida iniciais, necessita saber o que, por que e como está praticando essa modalidade esportiva. Ou seja, passar a tratá-la de “você” como praticante ou espectador.

MANUAL: FUTEBOL PARA O DESENVOLVIMENTO PARA MULTIPLICADORAS E MULTIPLICADORES

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O objetivo é que este manual seja acessível para educadoras e educadores, líderes comunitários, estudantes, profissionais experientes e iniciantes, e pessoas que, de uma maneira geral, estão interessadas em utilizar o futebol como uma ferramenta para o desenvolvimento.

De maneira didática e simples, apresentamos aqui temas como saúde, gênero e sexualidade, cultura de paz, comunicação, mundo do trabalho, enfrentamento ao racismo, meio ambiente e cultura, todos eles acompanhados de propostas de atividades práticas com futebol para serem implementadas com adolescentes e com jovens. O objetivo é trazer uma abordagem multidisciplinar, baseada em direitos humanos fundamentais, como o direito à prática do esporte de maneira segura e inclusiva, e proporcionar um rico material de apoio para que você, educadora e educador, possa inovar em suas aulas e contribuir para a formação cidadã de suas educandas e de seus educandos.

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL E FUTSAL

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Vocês entrarão em contato com especificidades e importantes pontos que envolvem o processo de ensino e de aprendizagem das diferentes táticas relativas ao Futebol e Futsal. Também, algumas considerações sobre planejamento, ressaltando sua importância e aplicabilidade tanto na esfera educacional quanto na esportiva.